Irã afirma que impediu a entrada de navios americanos no Estreito de Ormuz
Tensões no Estreito de Ormuz: Marinha do Irã e EUA em Conflito
Recentemente, a situação no Estreito de Ormuz se tornou um ponto crítico de tensão entre o Irã e os Estados Unidos. De acordo com a agência de notícias estatal IRNA, a Marinha do Irã teria impedido a entrada de destróieres dos EUA e de Israel na estratégica via navegável. Um comunicado militar mencionado pela agência afirmou que, após um aviso rápido e firme, a entrada desses navios foi barrada, o que gerou uma série de reações e desdobramentos.
Reação do Comando Central dos EUA
Em resposta a essas alegações, o CENTCOM, que é o Comando Central das Forças Armadas dos EUA, negou que qualquer navio americano tivesse sido atacado. Através de uma publicação em uma das redes sociais, o Comando afirmou: Nenhum navio da Marinha dos EUA foi atingido. Essa declaração visa desmentir as informações que circulam sobre supostos conflitos no mar.
Além disso, o CENTCOM anunciou que suas forças iriam iniciar a restauração da liberdade de navegação para embarcações comerciais no Estreito de Ormuz. O Almirante Brad Cooper, comandante do CENTCOM, ressaltou a importância dessa missão, declarando: Nosso apoio a esta missão defensiva é essencial para a segurança regional e para a economia global, destacando a relevância do bloqueio naval na região.
Advertências e Ameaças do Irã
O clima de tensão aumentou quando o Irã, através de seu comando unificado, fez um alerta para que as forças americanas não tentassem entrar no Estreito. Isso ocorre em um contexto onde o presidente dos EUA, Donald Trump, comentou sobre a intenção de guiar navios que estão presos no Golfo devido aos conflitos em andamento. Trump não forneceu muitos detalhes sobre como esse apoio seria realizado, mas foi enfático ao dizer que os EUA guiariam esses navios com segurança para fora das vias restritas, permitindo que continuassem suas atividades normais.
Do you have a pet at home?
De acordo com Ali Abdollahi, chefe do comando unificado das forças armadas do Irã, a segurança do Estreito de Ormuz está sob controle iraniano. Ele declarou: Temos afirmado repetidamente que a segurança do Estreito de Ormuz está em nossas mãos, enfatizando que qualquer movimento de embarcações deve ser coordenado com as forças armadas do Irã. Abdollahi foi claro ao advertir que qualquer força armada estrangeira, especialmente os EUA, poderia ser atacada se tentasse se aproximar.