Famosos Notícias

Vídeo: plantando uvas no Alvorada, Lula volta a mandar recado a Donald Trump

Além das tarifas, a gestão Trump ampliou as sanções contra membros do governo brasileiro. Na semana passada, os Estados Unidos cancelaram os vistos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), de sua esposa e até da filha pequena, de apenas 10 anos. A medida também já havia atingido Mozart Júlio Tabosa Sales, secretário do Ministério da Saúde, e Alberto Kleiman, ex-integrante da pasta.

O secretário de Estado americano, Marco Rubio – que comanda a diplomacia no governo Trump – justificou as punições citando o programa Mais Médicos. Criado ainda no governo Dilma Rousseff, quando Padilha era ministro da Saúde, o programa levou milhares de médicos, muitos deles estrangeiros, para trabalhar em regiões carentes e periferias brasileiras. O governo americano, porém, enxerga no projeto uma aproximação excessiva do Brasil com Cuba e outros países de orientação socialista, o que explicaria parte da ofensiva diplomática.

No meio desse cenário turbulento, o vídeo de Lula ganhou repercussão nas redes. Entre críticas e elogios, não faltaram memes sobre o presidente com a enxada, brincadeiras comparando o plantio de uva com a safra política de 2024 e até comentários irônicos sobre transformar o Palácio do Alvorada numa horta comunitária.

O episódio mostra, mais uma vez, como a política internacional e a disputa de narrativas acabam se misturando com gestos simbólicos. Plantar uva pode parecer banal, mas diante de um conflito comercial e diplomático como esse, o ato se transforma em uma mensagem calculada: de resistência, mas também de proximidade com o povo.

Which breed is your favorite?

Resta saber se Trump vai engolir essa uva azeda ou se a tensão entre os dois países ainda vai render outros capítulos.

Confira:

O que você achou?
Próximo Artigo Ana Paula Renault fala de planos na TV: "Quero deixar mulheres à vontade"