As doenças cardiovasculares são caracterizadas por um conjunto de problemas e eventos que alteram o bom funcionamento do coração e dos vasos sanguíneos. Vários fatores concorrem para o surgimento do problema, entre eles podemos citar: o avanço da idade, hábitos de vida poucos saudáveis, alimentação com gordura em excesso e vida sedentária.
Além desses fatores já citados, podemos acrescentar que algumas doenças cardiovasculares são provocadas em consequências de infecções por vírus, fungos ou bactérias, que podem ocasionar inflamação do coração, como endocardite e miocardite.
É importante destacar que as doenças cardiovasculares devem ser tratadas corretamente, pois além de provocarem sintomas como desconforto, falta de ar, dores na região do peito ou inchaço no corpo, são também a principal causa de óbitos registrados no mundo.
Principais doenças; sintomas e tratamentos:
1 – Hipertensão
Identificada pelo aumento na pressão arterial, que deve ser normalmente de 130 X 80 mmHg, sua elevação pode influir negativamente nas funções cardíacas. A idade avançada, vida sedentária e excesso no consumo de sal, podem ser os motivos para que isso aconteça. Porém, ela também pode ser consequência de doenças renais ou diabetes.
Sintomas: Normalmente ela não apresenta sintomas, mas pode surgir acompanhada de tonturas, dores de cabeças intensas, alterações visuais e dores no peito.
Tratamento: O paciente deve procurar ajuda médica, que deve solicitar alguns exames e realizar uma avaliação médica mais precisa e definir um possível tratamento.
2 – Infarto do miocárdio:
O infarto acontece devido a interrupção do fluxo sanguíneo para o coração, na maioria dos casos isso ocorre por acúmulo de gorduras nas artérias.
Sintomas: Dores intensas na região do peito, podendo migrar para o braço. Tonturas, suores frios e mal estar também podem ocorrer.
Tratamento: Depois de procurar ajuda médica o mais rápido possível, o paciente deve ser submetido a uma investigação médica mais aprofundada. Por se tratar de um caso mais grave, só o médico estará habilitado para definir o melhor tratamento, de acordo com o caso individualmente.
3 – Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca geralmente é mais comum em pessoas hipertensas, o que promove um enfraquecimento do músculo do coração, causando dificuldades para que ele bombeie sangue para o restante do corpo.
Sintomas: Cansaço constante, pernas e pés inchados, tosse seca sempre no período noturno e dificuldades ao respirar.
Tratamento: O cardiologista deve analisar o paciente e prescrever os medicamentos mais indicados, sempre avaliando o caso de forma individual.
4 – Endocardite
A endocardite se caracteriza quando o tecido interno do coração está inflamado, a causa geralmente é uma infecção provocada por fungos ou bactérias. Mesmo sendo a infecção a principal causa, ela pode ser consequência também de outras doenças, como o câncer, febre reumática ou doença autoimune.
Sintomas: Os sintomas geralmente surgem com o passar do tempo, podendo se destacar a febre persistente, sudorese, palidez, dores musculares, tosse e falta de ar.
Tratamento: O uso de antibióticos ou antifúngicos são as principais opções, que devem ser prescritas pelo médico que avaliará e conduzirá o tratamento.
5 – Arritmias
A arritmia é reconhecida pela anormalidade nos batimentos cardíacos, podendo alterá-los para mais rápidos ou mais lentos.
Sintomas: Cansaço, palidez, dores no peito, sudorese ou insuficiência respiratória.
Tratamento: De acordo com a evolução dos sintomas, o médico decidirá qual o melhor tratamento a ser definido. Podendo prescrever medicamentos, ou em casos mais complexos optar por uma cirurgia.
O que devemos fazer para ter uma melhor qualidade de vida, inclusive prevenir doenças cardíacas:
° Não fumar
° Evitar gorduras em excessos
° Controlar a pressão arterial
° Manter o nível de glicose dentro do normal
° Melhorar a qualidade da alimentação
° Praticar exercícios regularmente
° Não consumir bebidas alcoólicas em excesso