O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou na lista de 2023 das cem pessoas mais influentes da revista “Time”, divulgada nesta quinta-feira (13). A escolha de Lula pela revista é significativa, pois representa um reconhecimento de sua influência política global e de seu papel na luta contra as mudanças climáticas.
Ao lado de Lula, estão outros líderes mundiais importantes, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o chanceler alemão, Olaf Scholz, e a esposa do presidente da Ucrânia, Olena Zelenska. A lista da Time é uma das mais prestigiadas do mundo e reconhece líderes políticos, empresariais, ativistas e artistas por suas realizações no ano anterior.
A escolha de Lula pela Time foi baseada em sua posição como campeão do clima, um título que lhe foi dado pelo ativista ambiental Al Gore. Gore destacou o compromisso de Lula com a proteção da Amazônia e a luta contra as mudanças climáticas, afirmando que ele será “fundamental” na próxima década, que é decisiva para o clima.
Gore, que também é ativista ambiental, chamou Lula de “campeão do clima”.
“Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo (…). Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises gêmeas do clima e da biodiversidade“, diz o texto.
De fato, a Amazônia tem sido um ponto crítico na luta contra as mudanças climáticas, e Lula tem sido um defensor ativo da preservação da floresta tropical. Durante seu mandato como presidente do Brasil, Lula estabeleceu uma série de políticas ambientais e aumentou a proteção das áreas protegidas da Amazônia. Ele também desempenhou um papel importante na criação do Fundo Amazônia, que tem como objetivo apoiar a preservação da floresta e o desenvolvimento sustentável na região.
No entanto, desde que Lula deixou o cargo em 2010, a proteção da Amazônia e o meio ambiente em geral se tornaram uma questão mais polêmica no Brasil. O atual presidente, Jair Bolsonaro, é conhecido por suas políticas antiambientais e tem enfrentado críticas internacionais por suas políticas em relação à Amazônia.