Este triste caso, ocorreu na cidade de Ceilândia no Distrito Federal, e deixou muitas pessoas de um restaurante local, traumatizadas com o ocorrido. A cozinheira Jade do Carmo Paz Gabriel, de 34 anos, estava no local no último domingo, e cozinhava feijão em uma panela de pressão.
Contudo, a panela que suspirava 10 litros, era industrial, e acabou explodindo, infelizmente 3 pessoas se feriram no acidente, uma gravemente, a cozinheira que estava mais próxima. Infelizmente ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu e faleceu com os estilhaços que recebeu.
Outras duas pessoas também se feriram, porém estas sobreviveram, tudo deixou as pessoas que estavam no local traumatizadas e em pânico total. O caso emitiu um alerta, pois com recorrência casos assim são registrados no Brasil, e costumam dar muito oque falar, então sinais para esse risco podem ser notados.
Por exemplo, devemos estar atentos, para evitar estes acidentes, e se começa por alguns sinais da própria panela, que podem evitar então uma tragédia. Primeiramente nunca se deve deixar a panela um tempo excessivo no fogo, para evitar uma sob pressão.
Também se deve estar atento a não colocar mais que 2/3 de água na panela, oque pode também causar uma maior pressão, e não é o correto. Oque muitas pessoas fazem, é aliviar a pressão, puxando a válvula, isto não se faz, e se deve esperar a pressão sair sozinha, para evitar uma explosão.
Também se sua panela está com a borracha de compressão flocos, ou gasta, não use em hipótese alguma, muitas pessoas cometem este erro. Se a válvula não tira a pressão sozinha, é mais um sinal que a panela pode explodir por não estar em prefeitas condições e funcionando como deveria.
Estes são alguns sinais, e também atitudes erradas que as pessoas tendem a fazer, e estas ações infelizmente levam em acidentes com panelas de pressão. Muitas vezes estes acidentes são graves, e podem levar ao óbito, infelizmente como foi neste caso da cozinheira do Distrito Federal.