A cantora Gretchen está bombando na internet desde que postou um vídeo no Instagram, tomando sol de biquíni. Os observadores ficaram chocados ao ver que os joelhos, seios e ombros da famosa estavam completamente cobertos com pelos tingidos de loiro. A reação é justificada, pois mulheres com essa área peluda do corpo raramente são vistas. Mas isso não significa absolutamente que há algo errado, afirmam os especialistas.
O endocrinologista Alexandre Hohl, presidente da Seção de Endocrinologia Feminina, Andrologia e Transgêneros da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBem), esclarece as três principais causas do crescimento exagerado de pelos nas mulheres: Questões genéticas, doenças relacionadas e abuso hormonal.
Especialistas declaram que é impossível determinar a causa do crescimento dos pelos de Gretchen apenas pelas fotos. É necessário conhecer a história familiar da artista e seus hábitos de vida atuais para concluir um diagnóstico.
A primeira causa possível do crescimento exagerado de pelos é a genética, que é algo natural. Hohl esclarece que as mulheres de famílias árabes ou ibéricas, como Portugal e Espanha, são mais cabeludas. Esta é uma condição conhecida como hirsutismo ou “síndrome do lobisomem”. Portanto, a aparência do pelo é natural se você não se depilar.
Outra condição que pode demonstrar o pelo imoderado da cantora é o hirsutismo, crescimento excessivo de pêlos em mulheres em áreas mais comuns em homens, como rosto, peito, ombros, abdômen inferior, costas e parte interna das coxas. O problema pode ser provocado por um distúrbio que aumenta o nível de hormônios masculinos no corpo da mulher.
“Câncer de ovário, câncer de adrenal ou síndrome do ovário policístico podem causar crescimento de pelos em mulheres em áreas mais comuns em homens porque essas doenças aumentam os níveis de hormônios derivados da testosterona nas mulheres”, informa Hohl.
A terceira causa citada por Hohl como motivo do crescimento excessivo de pelos nas mulheres é o uso de testosterona, um “fenômeno esmagador”, conforme o especialista.
“Algumas mulheres usam gel de testosterona ou implantes com esse hormônio e um dos efeitos colaterais é o aumento de pelos no corpo”, declara a endocrinologista.
O especialista alerta que o uso de testosterona sem orientação médica pelas mulheres pode causar outros efeitos colaterais, como crescimento do clitóris, engrossamento da voz, aumento da oleosidade da pele, acne e queda de cabelo.
“Se uma mulher nunca teve excesso de pelos, não está usando nenhum tipo de hormônio e está acompanhando seu crescimento, a orientação é procurar um médico que investigará as possíveis causas”, alerta o endocrinologista.
Na terça-feira, Gretchen voltou à plataforma para se defender das críticas que recebeu por se exibir em um biquíni: “Já que meus pelos são o assunto do momento, aí vai um close deles para vocês. Chora nesses pelos sensuais”, publicou a celebridade, de 63 anos.