Ex-presidente José Sarney é internado no Maranhão após sofrer uma queda em casa

No domingo, o ex-presidente José Sarney, com 93 anos de idade, sofreu uma queda em sua casa após tropeçar, o que o levou a ser internado em uma unidade hospitalar no Maranhão. A informação foi compartilhada por sua filha, a ex-governadora maranhense Roseana Sarney, em uma rede social. Em sua publicação, ela assegurou que seu pai está bem:

“Ficamos extremamente assustados. Meu pai tropeçou e caiu. Levamos ele para o hospital, mas, graças a Deus, os exames já foram concluídos e ele está muito bem. Com a vontade de Deus, ele se recuperará em breve”, afirmou a filha em sua postagem.

Nesta segunda-feira de manhã, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, divulgou em uma rede social que Sarney precisará passar por mais exames e permanecerá em observação na unidade hospitalar, conforme relatado por Roseana. No entanto, ele está “acordado e com bom ânimo”.

Em sua última aparição pública, em abril, durante a celebração de seus 93 anos, Sarney recebeu homenagens de políticos e autoridades em Brasília. Dentre os convidados estavam o vice-presidente Geraldo Alckmin, o ex-presidente Michel Temer, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o procurador-geral da República, Augusto Aras. Além dos familiares, muitos dos presentes seguiram carreira política, incluindo ex-ministros, senadores e deputados federais.

Roseana Sarney compartilhou em suas redes sociais fotos de seu pai em eventos familiares. A mais recente publicação, feita há quatro dias, mostra várias gerações da família reunidas.

Eleições de 2022

Durante a campanha eleitoral de 2022, o ex-presidente José Sarney expressou seu voto no então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em oposição ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Sarney comparou Bolsonaro a líderes autocratas como Viktor Orbán (Hungria) e Vladimir Putin (Rússia).