Recentemente, uma nova polêmica veio à tona envolvendo o trágico acidente que tirou a vida da cantora Marília Mendonça e mais quatro pessoas em 2021. Dessa vez, quem falou foi o pai de Henrique Bahia, o produtor que também faleceu na queda do avião. George Costa, pai de Henrique, resolveu abrir o jogo e expôs detalhes de um acordo feito com a mãe da cantora, Dona Ruth, sobre o seguro das vítimas do acidente.
Segundo George, Dona Ruth teria feito exigências que ele considera “absurdas” pra aceitar dividir o valor do seguro. Em entrevista, ele disse que ela só aceitaria o pagamento se ficasse com metade do valor total: “Ela queria 50% do prêmio, porque dizia que a filha dela era a importante do voo.” Ainda segundo ele, a ameaça era clara: se não aceitassem o acordo, ela poderia travar o pagamento para todos os outros familiares.
“Eu aceitei na época porque não adianta receber mais dinheiro daqui a 10 anos. O que adianta é dar uma base pras crianças, um bom estudo e uma vida digna. A seguradora nunca se negou a pagar, isso não. Mas o acordo teve que ser feito fora da Justiça mesmo. Todo mundo assinou, cada um por si, mas foi aquilo: ou aceitava ou ficava sem nada por muito tempo”, comentou George.
Apesar da insatisfação, ele afirmou que não vai entrar com ação judicial pra tentar rever os valores ou buscar mais dinheiro. “Não vou mexer nisso de novo. Já passou”, disse ele, visivelmente abatido.
Quanto foi pago pelo seguro?
De acordo com informações divulgadas pelo jornalista Ricardo Feltrin, o seguro total da aeronave era de 1 milhão de dólares. Cada passageiro, incluindo Marília, tinha direito a uma apólice de 200 mil dólares. Mas, segundo relatos, quando Dona Ruth descobriu o valor, teria proposto que 100 mil dólares de cada família fosse transferido pra ela, como forma de compensação por Marília ser a figura mais conhecida entre os passageiros.
Com isso, ela teria ficado com 500 mil dólares — somando os 100 mil das quatro vítimas além da filha. Ainda segundo George, essa proposta foi apresentada em uma reunião entre todos os familiares, onde ela já chegou com a decisão pronta.
Estavam a bordo, além de Marília e Henrique Bahia, o tio da cantora e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana.
A resposta de Dona Ruth
Procurada pela equipe do portal Metrópoles, a defesa de Dona Ruth negou completamente a versão contada por George Costa. Segundo o advogado Robson Cunha, toda a história é “mentirosa” e motivada por interesses particulares. Ele afirma que o valor do seguro foi depositado diretamente na conta do Léo, filho da Marília, que é o herdeiro legal da artista.
“O caso foi resolvido em juízo. Todos os herdeiros participaram do acordo e não houve nenhum tipo de recebimento por parte da Dona Ruth. O dinheiro foi pra conta do Léo e está lá até hoje”, afirmou o advogado.
Ainda segundo ele, a repercussão disso tudo seria parte de uma tentativa de prejudicar Dona Ruth em processos ligados à guarda do neto. “É uma campanha pra difamar ela, tentando virar a opinião pública contra. Uma atitude cruel e sem respeito com quem só quer cuidar do que restou da filha.”
Em meio às acusações, versões divergentes e sentimentos ainda muito vivos por conta da tragédia, o caso reacende uma ferida que parece longe de cicatrizar. Enquanto alguns buscam justiça, outros preferem seguir em silêncio — mas o debate, com certeza, está longe de acabar.