O arroz é um dos alimentos mais consumidos no mundo inteiro, além de estar ao alcance de milhões de pessoas pelo mundo inteiro, é um alimento altamente nutritivo, ele contém além de carboidratos, sais minerais muito importantes para o nosso organismo.
Magnésio, Potássio, Fósforo, Ferro, são alguns dos nutrientes que existem no arroz, ele é um alimento tão nutritivo que só perde para o milho e o trigo. Mas a grande questão que existe a cerca do arroz é sobre lavar ou não esse alimento antes de fazer o cozimento, e todas as pessoas se perguntam o que seria o correto a se fazer.
Pensando exatamente nisso trouxemos hoje aqui nesse artigo algumas dicas importantes sobre esse alimento e também vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas.
Lavar o arroz antes de cozinhar não é necessário, pois quando fizemos isso, estamos botando fora a maior parte nutritiva desse alimento juntamente com a água corrente. Assim tornando o arroz um alimento menos nutritivo do que ele realmente deveria ser.
Sem falar que aumenta muito as chances do cozimento não ficar bom, ou seja, o arroz tende a ficar grudado se for lavado, e não soltinho como ele deve ficar na panela.
Como é um alimento não perecível, não há tendência de ser um ambiente propício para criação de fungos e bactérias. E mesmo se fosse o caso, a alta temperatura em que ele é exposto durante o cozimento, acabaria com qualquer tipo de risco de contaminação.
O arroz integral também não é necessário ser lavado, mesmo contendo a sua casca protetora do grãos, até poderia pois perderia menos nutrientes devido a casca, mas também é outro caso que não há essa necessidade específica.
É um alimento que está ao alcance da mesa de todos, que não requer lavagem para fazer o seu cozimento, e que nutre muito bem o nosso organismo com os nutrientes que precisamos para o nosso dia a dia.