Confira 5 alimentos que combatem o cansaço

A comida não serve somente para alimentar o corpo. Os alimentos atingem a capacidade do cérebro de se manter ativo: “Ao sentir mais sono durante o dia ou ao passar a beber mais café do que o normal, é comum pensar que é culpa do clima frio ou chuvoso, ou achar que é preciso dormir mais. Mas, muitas vezes, o problema está nos hábitos alimentares”, revelou Liora Bels, especialista em bem-estar, do Freeletics, aplicativo de exercícios físicos e estilo de vida.

Veja os alimentos energizantes e como eles evitam a sensação de cansaço:

1. Abacate

É altamente energético e, embora calórico, é repleto de gordura saudável, incluindo ácidos graxos, ômegas 3 e 6, que combatem o colesterol ruim, aumentam o fluxo sanguíneo para o cérebro e auxiliam o corpo a absorver outros nutrientes. Não bastasse isso, ele também possui ainda mais proteína do que a maioria das frutas.

Como o corpo necessita de carboidratos, gorduras e proteínas para uma energia sustentável, é exatamente essa combinação de nutrientes que faz do abacate uma bomba energética.

2. Maçãs

Essa fruta é rica em frutose, sendo a fonte preferida de energia do corpo. Embora comer uma maçã não dê o impulso inicial fornecido por um
copo de café, a fruta vai fornecer uma quantidade constante de energia para o cérebro e o corpo por mais tempo.

3. Macadâmia

Sem dúvida é um dos melhores petiscos quando o assunto é vencer o cansaço. Fonte concentrada de energia, possui também proteínas, carboidratos e gorduras boas.

4.Mirtilo

Também é energizante e pode até aumentar a função cerebral. Possui manganês, que tem uma função importante na assistência a certas atividades metabólicas do corpo – uma delas é a conversão de carboidratos e gorduras em energia.

5. Grãos Germinados

Na realidade são grãos integrais, como aveia ou trigo-sarraceno. Possui uma forma de carboidrato que o corpo quebra vagorosamente para converter em energia, fornecendo desse modo uma fonte constante, em vez de um pico seguido de uma queda, que acarreta o sono e o cansaço.