Bebê ‘gigante’ nasce em hospital de Santa Catarina e impressiona a todos com seu peso

Veio ao mundo nesta última terça-feira (10) um bebê apontado como ‘gigante’ por nascer com 5 quilos. Esse episódio se sucedeu no município de Caçador, localizado no Oeste do estado de Santa Catarina. Recém-nascidos que tenham mais de 3,5 kg são taxados como incomuns pela medicina.

A criança, que nasceu no começo do mês de Janeiro batizada de Maria Vitória, e a mãe, não correm nenhum riscos de vida. Normalmente, bebês nascem pesando em média 2,8 a 3,5 kg, fora desses padrões são casos fora do comum. No entanto, essa questão não significa que a criança não seja saudável.

A pequena nasceu de 40 semanas, com 51 centímetros em um parto cesariano. A genitora da criança, Luciana Brandt, disse que nunca imaginou que a bebê pesaria tanto assim. “Ela foi muito esperada e planejada, pois eu já tenho 41 anos de idade, e meu médico disse que eu já não tinha mais óvulos”, falou.

Ainda em entrevista local, a mamãe do ano revelou que está muito contente pela chegada da filha e que não imaginava esse peso. Vale ressaltar que essa criança é a sua sexta gestação. Ainda no desabafo, ela contou que sabia que tinha poucas chances de engravidar devido as complicações de gestações passadas. Sua filha mais velha, de 23 anos, Angela Brandt, foi quem acompanhou os primeiros dias da mais nova membra da família.

A “gigante”, Maria Vitória e sua mãe receberam alta na última quinta-feira (12), de acordo com o Hospital Maicé. O centro médico disse que não é normal o nascimento de bebê com esse peso.

Bebês ‘gigantes’ podem apresentar condição da gestante

De acordo com depoimento do médico obstetra Juscelino Euler de Oliveira, ocorrências de bebê gigantes podem ser por conta de uma diabete gestacional, que a mãe tem, não sabe dessa condição e não trata. No entanto, a criança acima do peso normal pode nascer sem qualquer problema de saúde, com raros casos de glicemia alta.