Alexandre de Moraes usou informação falsa para prender Filipe Martins
Vale lembrar que Filipe Martins sempre negou as acusações e disse que nunca participou de nenhum tipo de articulação golpista. Desde o começo do processo, ele alegava perseguição política e dizia confiar que a verdade viria à tona. Agora, com esse novo capítulo, ele e seus advogados ganham um argumento forte pra tentar reverter as decisões que o mantiveram atrás das grades por meio ano.
Enquanto isso, o clima entre os apoiadores de Bolsonaro voltou a esquentar. Muitos apontam que essa é mais uma prova de que o STF estaria “extrapolando” em suas decisões políticas, enquanto críticos do ex-presidente acusam a direita de tentar distorcer fatos pra se vitimizar.
No meio desse fogo cruzado, o fato é que o caso Filipe Martins reacende o debate sobre a confiança nas instituições, a independência dos poderes e até mesmo o papel da Justiça em tempos de tanta polarização.
Por fim, o CBP encerrou a nota dizendo que vai cooperar com as autoridades brasileiras “na medida do possível”, o que deixou no ar um tom diplomático — mas também um recado: os EUA estão de olho.
Agora, resta saber como o STF vai reagir a essa reviravolta e se o ministro Alexandre de Moraes vai se manifestar oficialmente sobre o caso. Até o momento, silêncio total em Brasília.
LEIA, NA ÍNTEGRA, A NOTA SOBRE FILIPE MARTINS DA ALFÂNDEGA AMERICANA
A Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos (CBP, na sigla em inglês) anunciou que conduziu uma revisão completa das evidências disponíveis relacionadas às alegações de uma entrada nos Estados Unidos pelo cidadão brasileiro Filipe Martins, em 30 de dezembro de 2022. Após a conclusão da análise, foi determinado que o sr. Martins não entrou nos Estados Unidos nessa data.
Did you like this article?
Essa conclusão contradiz diretamente as alegações feitas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Alexandre de Moraes, indivíduo que foi recentemente sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos contra o povo brasileiro.
Reconhecemos que o ministro Alexandre de Moraes citou um registro errôneo para justificar o encarceramento prolongado do sr. Martins. A inclusão desse registro incorreto nos sistemas oficiais da CBP permanece sob investigação, e a agência tomará as medidas cabíveis para evitar que futuras discrepâncias ocorram.