Famosos

Larissa Manoela, a mãe e o noivo são intimados em inquérito sobre racismo

A atriz Larissa Manoela, sua mãe, Silvana Taques Elias dos Santos, e o namorado da atriz, André Luiz Frambach, foram citados para depor no contexto de um inquérito conduzido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. O inquérito busca investigar a possível prática de racismo religioso por parte de Silvana, mãe de Larissa, em uma troca de mensagens pelo aplicativo de mensagens Whatsapp.

A investigação teve início em razão de uma notícia-crime apresentada à Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio de Janeiro. A denúncia alega que Silvana utilizou um termo pejorativo, “macumbeira”, ao referir-se à religião espírita kardecista da família de André Luiz Frambach, namorado de Larissa.

O inquérito foi instaurado pela delegada Rita Salim, e busca determinar se Silvana cometeu racismo religioso, um ato passível de punição, sobretudo após a recente atualização das leis que endureceram as penalidades para casos de intolerância religiosa. Tal conduta pode acarretar em uma pena de até cinco anos de prisão, de acordo com a lei que equipara atos de injúria racial a crimes de racismo, também protegendo a liberdade religiosa.

A mensagem em questão foi enviada no Natal de 2022, em que Silvana desejava um “ótimo natal” à filha, porém incluindo a expressão ofensiva em relação à religião da família do namorado de Larissa. A delegada Salim mencionou que, embora a vítima seja de cor branca, essa atitude transfere o racismo para o âmbito religioso, destacando que a maioria das religiões tem suas raízes nas comunidades negras.

What did you think of the content?

O advogado Carlos Nicodemos, representante da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio, ressaltou que a sociedade está caminhando para uma postura mais rigorosa em relação a punir casos de racismo, enfatizando que não há espaço para manifestações que firam a dignidade humana. Ele destacou que o racismo religioso não deve ser tolerado, especialmente no século XXI.

A investigação também incluirá depoimentos dos pais de Larissa, além de André Luiz Frambach, para entender completamente o contexto e as circunstâncias em torno das mensagens trocadas. Ivanir dos Santos, do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), explicou que, apesar de inicialmente ser um assunto privado entre a atriz e sua família, a notícia-crime foi apresentada devido à publicidade do caso e ao potencial de ofender adeptos das religiões envolvidas.

O que você achou?
Próximo Artigo Selena Gomez choca fãs com novo estilo de cabelo nas redes sociais; confira