Recentemente no programa do Fantástico, da emissora Rede Globo, nesse último domingo, dia 8 de maio, vítimas de abusos sexuais que foram completamente isoladas das suas famílias e dos seus amigos por “gurus espirituais” de diferentes regiões do país, relataram exatamente todos os fatos.
Ambos os abusadores já estão presos desde março desse ano, e embora os rostos as e vozes das vítimas não tenham sido divulgados, para preservar as suas identidades, todas disseram a mesma coisa, que passavam por uma espécie de lavagem cerebral.
Segundo as informações que foram passadas pelos especialistas, é muito importante ficar atento a alguns sinais específicos que dão indícios de que algo realmente está errado. Como por exemplo, não poder contar a absolutamente ninguém o que está acontecendo, esse é um dos grandes indicativos.
Paulo Paumgartten, de Belém, que foi um dos investigados pela polícia, quando chegaram em sua casa encontraram um diário no qual existiam várias frases de devoção de várias mulheres diferentes, como por exemplo: “meu único dono”, “meu senhor”, e todas se referindo ao “guru”.
Inclusive uma das vítimas relatou que já tinha passado por abuso durante a sua infância e que para curar esse trauma, Paulo havia sugerido que as cenas deveriam ser reproduzidas, mas para isso acontecer ele iria fazer o papel de abusador, e a vítima reviveu todos aqueles momentos. “E ai foi quando eu nunca mais voltei para lá”, falou a mulher.
Paulo foi detido pela polícia no último dia 18 de março desse ano em Marudá, e ele é suspeito de ter praticado abuso sexual contra pelo menos quatro vítimas, porém logo após a sua prisão mais 10 pessoas resolveram denunciar o homem por abuso.
Segundo as informações que foram passadas, Paulo morava com pelo menos oito mulheres e mais uma adolescente de 13 anos de idade na casa onde as reuniões aconteciam. Ele era chamado de “pai Paulo” pelas vítimas, e usava de elementos de vários tipos de religiões diferentes, também usava da ciência e das terapias alternativas.
Já André Lanzoni era dono de uma clínica chamada “Semear” e foi detido pela polícia no último dia 10 de março, e ele possui 11 inquéritos, todos também por suspeita de crimes sexuais.
Da mesma forma semelhante que a de Paulo, André dizia às suas vítimas que elas precisavam liberar os traumas ligados à sexualidade, só que para isso acontecer ele teria que tocar no corpo delas.
André se entitulava o criador de um método totalmente revolucionário e inclusive falava para todos que frequentavam o lugar que era necessário uma dedicação total e com exclusividade.
“Você fica [pensando]: ‘Será que ele realmente ele estava me ajudando, e eu que tenho a cabeça muito fechada e acho que isso está errado’?”, se perguntava uma das vítimas.
O psiquiatra e especialista Gilberto d’Elia, explicou que geralmente o abusador faz esse tipo de lavagem cerebral nas suas vítimas, usando um discurso que envolve, dizendo que faz coisas únicas, ou uma “descoberta sensacional”, ou ainda que “domina uma técnica que ninguém mais domina”. E é esse tipo de discurso que faz a pessoa se sentir única e especial, e cair.
