Objeto de constantes críticas e ataques do presidente Jair Bolsonaro ao longo de todo o seu mandato, os jornalistas da emissora carioca não esconderam a tamanha satisfação pela derrota na tentativa de reeleição à Presidência. Um vídeo que já se tornou viral no WhatsApp mostra abraços e comemorações na redação do Jornal Nacional após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais no último domingo (30).
As imagens estão sendo utilizadas por adeptos ao governo de Bolsonaro para reforçar críticas pela cobertura supostamente parcial da Globo durante as eleições. Novos ataques ao remetente já estão em andamento.
A comemoração dos jornalistas ocorreu na Redação do Jornal Nacional, que estava reforçada e lotada para o longo dia de cobertura das eleições presidencial.
Nos registros, é possível perceber que a alegria começa logo após Lula virar os números da enquete e ultrapassar o adversário e assumir o primeiro lugar na contagem de votos feita pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O episódio aconteceu por volta das 19h. O órgão confirmou às 19h57 oficialmente a vitória do petista, que terá seu terceiro mandato como presidente do Brasil.
“O primeiro presidente que não vai ser reeleito!“, diz um jornalista aos gritos. “Acabou o inferno!“, afirma outro jornalista. Entre os nomes mais conhecidos, e que podem ser reconhecidos no vídeo pelos internautas, está o de André Trigueiro, comentarista da Globo especializado em meio-ambiente e crítico ferrenho da política ambiental de Bolsonaro. Trigueiro abraçou um companheiro de trabalho e sorriu para outro ao nitidamente comemorar o resultado.
De acordo com os princípios editoriais da Globo, a diretriz para os jornalistas é que não se expressem efusivamente publicamente, principalmente nas redes sociais. A emissora também aconselha que os profissionais não participem das campanhas dos candidatos.
Confira o vídeo abaixo na íntegra:
— Gabriel Vaquer 2 – A Missão (@bielvaquer2) October 31, 2022