Tem coragem: Implantação de chip que possibilita pagamento com a mão já é realidade

Parece até uma cena de outro mundo, porém, já se tornou uma realidade em nossa era atual. Conforme com um artigo publicado pela BBC, a primeira implementação de microchips em humanos ocorreu em 1998.

No entanto, nos últimos anos, a tecnologia de microchip começou a ser comercializada. Tanto é assim que em 2021, uma empresa anglo-polonesa chamada Walletmor se tornou a pioneira a disponibilizar chips de pagamento implantado no corpo humano.

O implante pode ser usado para pagar uma bebida na praia do Rio, um café em Nova York, um corte de cabelo em Paris — ou no supermercado local”, soltou o fundador e presidente-executivo Wojtek Paprota. “Ele pode ser usado onde quer que pagamentos sem contato sejam aceitos.” acrescentou.

O chip em questão é bem minúsculo, pesando menos de um grama, no entanto, ele é aparentemente um pouco maior que um grão de arroz.

Vale ressaltar que este chip já foi regulamentado e está disponível para a comercialização. A tecnologia que ele utiliza é NFC, a mesma tecnologia que muitos celulares modernos possuem. Na maioria das vezes esse chip é implantado na mão.

No entanto, a questão que causa grande preocupação com a implantação desses chips no corpo humano, é que como no futuro eles se tornarão cada vez mais avançados e cheios de dados privados de uma pessoa. É saber se essa informação não será vazada por terceiros, e principalmente por donos desses aplicativos.

Vale ressaltar que, muitas são as pessoas que temem em usar esse tipo de tecnologia, justamente porque pode destruir a privacidade do indivíduo que adquirir essa implantação. Isso já acontece graças aos telefones celulares modernos que vigiam nossas ações e hábitos.

Agora diante dessas informações. Seja bastante sincero, você leitor teria coragem de usar um desses chips em seu corpo para realizar seus pagamentos diários?