Robbie Coltrane, conhecido por seu papel como Hagrid na saga Harry Potter, faleceu aos 72 anos em um hospital na Escócia. O ator foi internado em um hospital perto de sua residência em Larbert, na Escócia, de acordo com o Deadline, que informou sobre o caso. Nos últimos anos, ele lutou contra problemas de saúde.
A notícia foi confirmada pela empresa que administrou sua carreira no The Hollywood Reporter. Além de “Harry Potter”, atuou em dois filmes da saga “James Bond” e em “Flash Gordon” (1980).
Anthony Robert McMillan nasceu em 30 de março de 1950 em Glasgow, Escócia, com especialização em Artes Visuais. No entanto, ele não conseguiu trabalhar na área e passou a trabalhar como comediante stand-up em Edimburgo.
Quando começou a investir na carreira de ator, adotou o pseudônimo Robbie Coltrane em homenagem ao saxofonista John Coltrane. Alguns de seus primeiros trabalhos neste meio são o filme “Flash Gordon” (1980), a série “Keep It in the Family” (1980) e “The Black Viper” (1983).
Durante esse tempo, Coltrane se declarou culpado de problemas de alcoolismo e até ameaçou bater no jornalista Piers Morgan em um bar.

Nos anos 90, ele conquistou seus primeiros papéis principais nos filmes “Freiras em Fuga” (1990) e “Eles Querem Matar o Papa” (1991). Foi lá que ele começou a ganhar visibilidade nos Estados Unidos, o que lhe permitiu conseguir papéis como o agente da KGB Valentin Dmitrovich Zukovsky em “007 Versus GoldenEye” (1995) e “007 – The World Is Not Enough” (1999).
Em 2001, ele fez sua estréia como Rúbeo Hagrid em “Harry Potter e a Pedra Filosofal”. O personagem fez Coltrane conquistar a simpatia de um público mais jovem e, a partir do final da saga, o ator focou na televisão britânica. O ator foi casado com a escultora Rhona Gemmell de 1999 a 2003 e tiveram dois filhos.