Papa Francisco vai receber alta neste domingo, afirma equipe médica

O Papa Francisco vai finalmente receber alta médica neste domingo, 23 de março. Esse vai ser um dia importante para ele, pois, além de deixar o hospital, ele também vai aparecer publicamente pela primeira vez desde que foi internado, no dia 14 de fevereiro. Naquela época, o pontífice foi hospitalizado para tratar uma pneumonia bilateral. De acordo com o Dr. Alfieri, um dos médicos do Papa, apesar da alta, Francisco precisará de um período de descanso de pelo menos dois meses.

Mesmo com a recomendação de repouso, o Papa tem planos de ir até a janela do Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para saudar e abençoar os fiéis, às 12h, horário local, durante a oração do Angelus. Ele vai dar uma espécie de “olá” para o público, que já está ansioso pela sua recuperação. Porém, como ele ainda não está totalmente bem, a Santa Sé informou que a oração dominical, como nos últimos cinco finais de semana, será divulgada apenas em formato escrito.

Aos 88 anos, o Papa Francisco continua a enfrentar dificuldades respiratórias. Isso, claro, limita um pouco suas aparições públicas. No entanto, a última vez que ele foi visto foi no domingo passado, dia 16, quando o Vaticano divulgou uma foto dele. Na imagem, ele aparece de costas, sentado numa cadeira de rodas, com roupas litúrgicas, participando de uma missa na capela do 10º andar do hospital. Foi a primeira vez que o público pôde ver o Papa desde a sua internação.

Hoje, dia 22 de março, o Papa Francisco completa 37 dias de internação no Policlínico Agostino Gemelli, o maior hospital privado da Itália. O boletim médico mais recente divulgou que o estado de saúde dele está estável e que houve pequenas melhorias. Isso inclui alguns avanços na sua atividade física, na respiração e na circulação de oxigênio no sangue. Mas, por enquanto, ainda não há previsão exata de quando ele terá alta.

A notícia de que ele vai aparecer publicamente amanhã é uma surpresa, já que muitos achavam que ele precisaria de mais tempo de descanso antes de retomar suas funções. Mas, como é típico do Papa Francisco, ele parece estar determinado a manter uma conexão com os fiéis, mesmo que seja à distância por enquanto. Acho que isso só mostra o quanto ele se preocupa com o povo e com a Igreja, mesmo quando a saúde não está 100%.

Claro que a recuperação do Papa é algo que todos estão acompanhando com bastante atenção, e é bom ver que ele está se recuperando aos poucos, apesar das dificuldades. No entanto, é preciso ter paciência, porque ele tem uma idade avançada e passou por uma situação delicada. Tomara que ele consiga recuperar totalmente a saúde e retomar suas atividades normais dentro de pouco tempo, porque ele é uma figura central para muitos cristãos ao redor do mundo.

Em tempos de pandemia e tantos desafios, o Papa tem sido uma figura de esperança para milhões de pessoas. Ele sempre se mostrou muito próximo dos mais necessitados e tem usado seu poder para tentar promover mais paz e justiça. Mesmo com todos os contratempos, acredito que sua fé e vontade de ajudar os outros nunca diminuem, e isso é o que mais conta. Vamos torcer para que ele continue a se recuperar bem e possa voltar logo à rotina de trabalho, abençoando o mundo com suas palavras e ações.