Completaram-se 20 anos do falecimento de Chico Xavier, o maior médium que existiu no Brasil, ele faleceu no hospital Hélio Angotti, onde Xavier esteve internado, em Uberaba (MG). O médium faleceu em 30 de junho de 2002, na cidade do Triângulo Mineiro., naquele dia o repórter cinematográfico Emerson Gondim, captou uma imagem que até hoje repercute curiosamente.
Completando 20 anos do desencarne do médium, a luz que entrou pela janela de seu quarto segue sendo um enigma. Muitos pesquisadores estudaram e tentaram revelar o segredo, que para muitos vem do sobre natural.
Pesquisadores de uma importante universalidade de São Paulo relataram que o fato é curioso, e de fato não existiam efeitos nas câmeras que ali filmavam: “houve uma trajetória retilínea”.
Para o mundo espírita a luz representava espíritos que estavam ali para ajudar Chico. Contudo logo após a suposta luz, curiosamente o médico que examinou Chico disse que ele estava bem melhor naquele dia.
Sem explicação científica o médium fez uma revelação, depois daquele dia ele recebeu alta. Chico Xavier viveria por mais 1 ano, depois do episódio da luz entrando em seu quarto.
O líder religioso tempo depois revelou que as luzes vistas entrando em seu quarto, se tratava de sua mãe e o espírito de Emmanuel, a quem se referia em cartas espíritas. Todos se emocionaram muito com a revelação de Chico, sua mãe se chamava Maria José.
Francisco Cândido Xavier escreveu mais de 450 livros, com mais de 50 milhões de exemplares vendidos. Ele também tem mais de 10 mil cartas psicografadas, todas sem cobrar nada das pessoas que o procuravam. Ele morreu em decorrência de uma parada cardiorrespiratória.