No decorrer do Baile da Vogue 2022, que aconteceu no fim de abril, a cantora carioca Jojo Toddynho entregou com exclusividade no decorrer de uma entrevista cedida à atriz Deborah Secco que faz planos para engravidar do marido, Lucas Souza, no ano que vem. No entanto, para isso, a famosa pretende perder 40 quilos nos próximos 6 meses para tentar a gestação.
De acordo com estudo da Plataforma de Vigilância em Saúde (Vigitel), realizado pelo Ministério da Saúde, em 2021, 6 em cada 10 brasileiros estavam acima do peso no último ano. Essa condição pode ser causada por doenças crônicas, sedentarismo e a qualidade da alimentação.
Conforme com informações repassadas pelo Dr. Nilo Frantz, especialista em reprodução humana, mulheres com sobrepeso, especialmente com o IMC acima de 35 kg/m², correm maior risco de sofrer complicações na gestação, “além de afetar o bebê que pode desenvolver obesidade e diabetes no futuro”, adiciona Frantz.
O estudioso ainda adiciona que a probabilidade de acontecer uma gravidez de risco é maior quando a mulher tem menos de 17 anos ou mais de 50 anos. Não bastasse isso, doenças e hábitos de vida podem contribuir nas complicações.
Para quem está tentando, como a cantora Jojo Toddynho, há outros cuidados que podem ajudar a gravidez a acontecer naturalmente, segundo a especialista, incluindo alimentação balanceada, ingestão de ácido fólico, frequência das relações sexuais e assim como Jojo já está fazendo, cuidar do peso.
Entre os riscos da gravidez em mulheres com excesso de peso, Rosa Silvestrim, nutricionista da equipe multidisciplinar, alerta para indícios de aborto.
“O excesso de peso também favorece o surgimento de diabetes gestacional e hipertensão. Além disso, a mulher obesa frequentemente apresenta disfunções de ovulação que reduzem a fertilidade“, afirma Silvestrim.