As enchentes que estão devastando o estado do rio grande do sul desde a semana passada viraram palco para a circulação de fake news em todo país. nas redes sociais e grupos das tias do zap muitas noticias falsas sobre a tragédia tem circulado. vamos desmentir algumas.
É falso que 300 corpos foram localizados em canoas
tem circulado um áudio nas redes sociais onde uma pessoa que nem se identifica diz que encontrou 300 corpos na região de canoas, e que os bombeiros calculam os mortos em mais de 2 mil. o áudio diz que os 300 corpos estavam em um canto do bairro Matias e que os bombeiros não tiraram porque não tem como pegar.
Na verdade, segundo a defesa civil o número de mortos em decorrência da enchente é de 83 pessoas, até a manhã de segunda-feira, na cidade de Canoas foram confirmadas 2 mortes e não duas mil como disseram.
Esse tipo de notícia falsa é bastante prejudicial para os trabalhos das autoridades, o áudio em questão foi ouvido por mais de 4 mil pessoas só no twitter.
Vídeo do gado arrastado pela água não é brasileiro.
Um poste traz o vídeo de um gado arrastado por uma correnteza descontrolada, no texto que segue o vídeo está escrito: tragédia do rio grande do sul, chuvas fortes provocam 11 mortos e presidente visita o estado.
Os animais são carregados vivos pela correnteza ameaçando a vida de todos no estado do rio grande do sul, muita tristeza e dor.
em uma rápida pesquisa na internet é possível descobrir que esse vídeo já fez parte de outras notícias falsas. a primeira foi na Costa Rica onde disseram que o vídeo era de uma enchente do país, mas, na verdade, ele pertence ao México o vídeo é de um ocorrido logo após a passagem do furacão Hanna em 2020. As vacas são da comunidade de Zapopan em Nayarit.
O post com essa fake news atingiu 97 mil pessoas no instagram.
Vídeo como inundação do Cazaquistão
Um vídeo com uma cidade inundada é mostrado com a legenda” situação do rio grande do sul’.
Em uma rápida pesquisa de imagem no Google é possível identificar que as imagens são do rio Ural, na fronteira entre a Rússia e o Cazaquistão. A enchente aconteceu em abril ainda em 2024, um dos registros com legenda da Rússia diz que a enchente é em Petropavlovsk no dia 15 de abril. Na data a notícia viraliza internacionalmente.
essa fake chegou a atingir 1500 pessoas.
É falso que 9 pessoas morreram em canoas na UTI
O post mostra uma suposta conversa entre o prefeito de Canoas e o ministro Paulo Pimenta em que ele declara essas mortes.
O próprio prefeito divulgou a notícia falsa, mas logo em seguida apagou e corrigiu dizendo que, na verdade foram apenas 2 óbitos, não eram nove pacientes e sim 13, mas eles não faleceram. 11 pacientes foram transferidos com sucesso. A correção do prefeito foi noticiada por toda a imprensa.
Vídeo de enchente na Bolívia
O post do X diz que a enchente no RS mostra que não dá para sair de casa. Em seguida, o vídeo de 16 segundos mostra a água passando por cima dos carros em movimento.
Mais uma vez é uma simples questão de pesquisar, vai encontrar as mesmas imagens associadas a uma enchente de paz na Bolívia, uma enchente que aparentemente aconteceu em 20 de março neste ano.