Vivemos em um período do ano em que os declínios da imunidade são muito comuns. As temperaturas são mais baixas, o que aumenta a propagação do vírus da gripe.
Um resfriado é sempre acompanhado de sintomas sempre muito incômodos, como tosse, coriza e mal-estar. Sempre que esses tipos de sintomas aparecerem, procure atendimento médico para avaliação.
No entanto, a natureza oferece uma alternativa aos medicamentos de venda livre que podem ser bastante eficazes contra resfriados e gripes.
Esta receita, que vamos ensinar hoje, pode ser muito útil de várias maneiras, ajudando a aumentar a imunidade, expectorante, proteger contra a gripe, ajudar a combater inflamações e ajudar na digestão.
Ingredientes:
- 1 dente de alho amassado;
- 5 limões espremidos;
- 3 colheres de sopa de mel;
- meio copo de água filtrada;
- 1 pitada de sal.
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes no liquidificador e guarde em um recipiente limpo e completamente seco com tampa. Guarde na geladeira. Se desejar, adicione 1 pau de canela para dar sabor ao remédio da tosse.
Modo de Uso:
O consumo de calda caseira fria deve ser de 1 colher de sopa três vezes ao dia, de manhã, à tarde e ao deitar.
É importante estar ciente da condição de cada pessoa e sempre procurar ajuda de um médico. Além disso, crianças menores de um ano não devem consumir este xarope, pois contém mel e o ingrediente é contraindicado para crianças nessa faixa etária.
As mulheres gestantes devem sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer medicamento, mesmo remédios caseiros.
SURGIMENTO DA IDEIA DAS PLANTAS MEDICINAIS
O cultivo e uso de plantas medicinais, na natureza, surgiu em 2005 no Presídio Regional de Bom Jesus “Dom Abel Alonso Núñez”, município de Bom Jesus, no estado do Piauí, copiando o modelo bem sucedido de cultivo de hortas e devido à a necessidade. Por conta das condições financeiras e falta de medicamentos para o tratamento dos presos, uma alternativa foi a introdução de plantas medicinais pelos internos nas áreas inativas e internas da Unidade Prisional Bom Jesus.
O uso de plantas medicinais é uma prática que vem sendo realizada desde o início, e hoje é uma grande aliada da medicina moderna. Com isso, iniciou-se o cultivo e uso de plantas medicinais na natureza, na forma de chás, como alternativa para proporcionar acesso a medicamentos naturais a grupos privados de liberdade devido à falta de medicamentos sintéticos disponíveis no mercado convencional.
O trabalho foi desenvolvido não só com o objetivo de melhorar a saúde física dos presos, mas também a saúde mental, pois o trabalho voltado para a agropecuária contribuiu principalmente para a reabilitação dos presos da unidade prisional Bom Jesus no estado do Piauí . A Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jesus copiou a ideia do uso de plantas medicinais no antigo modelo da Penitenciária Regional de Bom Jesus, a produção de plantas pelos presidiários é transferida para a Farmácia Primária Municipal, favorecendo o povo de Bonjesu.