Disidrose: o que é, sintomas, causas e tratamento

A disidrose é uma doença da pele que provoca o surgimento de pequenas bolhas preenchidas de líquido, que na maioria das vezes aparecem na palma das mãos, nas laterais dos dedos ou na sola dos pés.

Sintomas:

Os sintomas da disidrose incluem bolhas dolorosas e avermelhadas que podem aparecer nos punhos, nos pulsos, nas mãos, nos pés e nas áreas ao redor dos dedos. Estas bolhas podem coçar e piorar quando são expostas ao calor ou frio, ou ao stress. Também podem ser acompanhadas por sinais e sintomas como vermelhidão, pele seca, coceira, descamação, crostas e feridas.

Causas:

A causa exata da disidrose não é conhecida, no entanto, segundo estudiosos esses sintomas podem estar relacionada a alguns fatores dentre eles:

Histórico familiar de eczema disidrótico;
Aumento de estresse emocional ou físico;
Alergias, como febre do feno;
Dermatite atópica ou dermatite de contato;
Lavar as mãos com frequência;
Exercer atividade profissional que necessite contato frequente com água ou produtos que podem causar irritação na pele;
Exposição ou alergia de contato com metais como cobalto, cromo ou níquel;
Uso de imunoglobulina intravenosa

Tratamentos:
Os tratamentos mais indicados pelos dermatologistas para tratar essa doença incluem:

  1. Cuidados com a pele
    Os cuidados com a pele ajudam a evitar o surgimento das bolhas ou evitar que piorem ou fiquem infeccionadas, e incluem:

Aplicar compressas frias, de 2 a 4 vezes por dia, por até 15 minutos de cada vez, ou mergulhar os pés ou as mãos em água fria, para reduzir o desconforto ou a coceira;
Usar água morna ao lavar as mãos;

Aplicar hidratantes prescritos pelo médico que estimulam a restauração da barreira protetora da pele. Esses hidratantes devem ser usados com frequência e todos os dias para melhorar a pele seca;

Evitar o contato direto com substâncias que podem provocar alergia ou irritação na pele também ajudam a reduzir esses sintomas.
Além disso, caso as rotinas da pele não sejam suficientes para melhorar os sintomas, o médico pode recomendar o uso de remédios.