O câncer no ovário pode tirar a vida de milhares de mulheres todos os anos no país, para piorar, é uma doença silenciosa que surge sem sinais específicos. Sendo assim, é preciso ficar sempre alerta a alguns sinais e sempre fazer acompanhamento periódico em um médico ginecologista.
Apesar de não surgir no organismo fazendo um alarde, há alguns sintomas que podem indicar a pessoa quando está com a doença. Fique atenta a esses dez sinais e, caso tenha, procure imediatamente ajuda médica.
1 – Dores recorrentes na região das costas, que não seja em decorrência de condição óssea, é melhor procurar um médico o quanto antes. 2 – Dor na bacia e no abdômen, são os sintomas mais claros da patologia, principalmente se irradia para a região da pélvis e do estômago.
3 – Ciclos irregulares, onde fica mais comum que mulheres acima dos 55 anos de idade tenham mais chances de apresentar a doença. Mulheres mais jovem não estão fora de risco, sendo assim, fique sempre atenta a mudança no ciclo menstrual. 4 – Cansaço frequente, acompanhado de náuseas, falta de apetite, tonturas e indisposição estão na grande maioria dos casos da doença.
5 – Sensação de gases, quando recorrentes podem indicar a doença e não somente problemas digestivos, sendo assim, qualquer anormalidade deve ser levada a um profissional. 6 – Dor no ato sexual pode ser o primeiro sinal que indica a doença.
7 – Vômitos e estômago inchado são comuns em quem esteja com essa doença. Um médico deve ser procurado imediatamente, caso a barriga inche como a de uma grávida. 8 – Crescimento fora do comum de pelos ou até queda de cabelos, que mesmo não sendo sintomas comuns, algumas pacientes os apresentam.
9 – Prisão de ventre é quando o câncer já está influenciando na parte digestiva do organismo, principalmente se ainda estiver no início.