‘Asteroide Potencialmente Perigoso’ é gigante e vai passar ‘próximo’ da Terra; Nasa classifica alerta

Um asteroide de proporções gigantescas irá passar a uma distância muito próxima do nosso planeta Terra nessa sexta-feira dia 27 de maio. E além dele passar muito próximo e medir cerca de 1,8 km de diâmetro, a Nasa fez uma classificação, e tranquilizou que não é o fim dos tempos e que não há motivo para pânico ou alarde.

Paul Chodas, que é o diretor do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra, uma subdivisão da Nasa, disse que não há absolutamente chance nenhuma desse asteróide se chocar contra o nosso planeta, porém o sobrevôo desse corpo celeste, será o mais próximo da Terra dos últimos 200 anos.

O asteróide recebeu o nome de 7335 (1989 JA) e não apresenta nenhum tipo de risco ou ameaça contra o nosso planeta. Segundo as informações que foram passadas pela Nasa, o corpo celeste vai passar a aproximadamente 10 vezes a distância média que tem do planeta Terra com a Lua, que é o equivalente a 4 milhões de quilômetros.

Porém mesmo que a distância seja feita com as medidas astronômicas, a Nasa ainda o classifica como um Asteróide Potencialmente Perigoso, mas o astrônomo Pedro Bernardinelli, disse e afirmou que isso não quer dizer que ele seja uma verdadeira ameaça para Terra, e nem mesmo será em um futuro bem próximo.

Ele que é especialista no assunto, disse que a idéia não é deixar a população mundial com medo, mas isso deve chamar a atenção dos observadores. A classificação não é para alarmar, mas sim para possibilitar a medição mais precisa possível da órbita e desse tipo de objeto, e assim conseguir entender o seu percurso durante todas essas décadas.

Essa classificação PHA é dada para absolutamente qualquer corpo celeste que passe a menos de 0.05 unidades astronômicas, que é a distância que existe entre a Terra e o Sol. E ele explicou: “Então é meio que um jeito de falar que esse é um objeto que vale a pena ser medido para poder fazer esse tipo de coisa”.