Notícias

Novas associações podem ter bloqueio de recursos, diz AGU

AGU Inicia Ações Judiciais Contra Associações por Descontos Irregulares de Aposentados

Em uma recente declaração à CNN, o advogado-geral da União, Jorge Messias, comunicou que novas ações judiciais estão sendo preparadas contra associações que, supostamente, realizam descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas. O foco inicial é um bloqueio de impressionantes R$ 2,56 bilhões contra 12 entidades, que representaria o primeiro passo em um plano mais amplo de combate a irregularidades.

Critérios de Seleção e Medidas Judiciais

Messias enfatizou a necessidade de agir com critério e segurança jurídica ao abordar esse problema. Ele afirmou que a escolha das 12 associações para o bloqueio é apenas o começo, e que outras ações estão por vir. Segundo o advogado-geral, as associações selecionadas foram identificadas com base em indícios de que suas operações visam lesar os beneficiários do INSS, além de suspeitas de envolvimento em práticas de corrupção, conforme determina a Lei Anticorrupção.

Entre as associações mencionadas, algumas ficaram de fora da primeira fase de ações judiciais, como o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). O vice-presidente desse sindicato, José Ferreira da Silva, é irmão do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o que levanta questões sobre a imparcialidade da ação. Outro exemplo é a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), presidida por Aristides Veras, que também é parente de um político influente.

Transparência e Segurança da Informação

Messias destacou que as associações que não foram inicialmente acionadas não são consideradas como entidades de fachada. Ele frisou que, até o momento, não há evidências de que essas organizações tenham sido criadas com o objetivo de prejudicar aposentados. Contudo, ele alertou que, caso futuras irregularidades sejam identificadas, essas entidades poderão ser responsabilizadas. “Por ora, não há indícios de pagamento de propina e também que foram criadas de forma fraudulenta”, disse Messias, enfatizando a importância da transparência nas ações.

Do you have a pet at home?

Consulta aos Aposentados

Outra medida anunciada pelo advogado-geral foi a realização de consultas aos aposentados para que possam relatar descontos irregulares. Essa ação é vista como fundamental para identificar entidades que possam estar operando de forma fraudulenta. A AGU está trabalhando para garantir que os beneficiários tenham voz e possam contribuir para a identificação de práticas ilícitas.

O que você achou?
Próximo Artigo Planalto não vê recuo dos EUA em classificar PCC e CV como terroristas