Lula Convida Líderes para Comitiva ao Funeral do Papa Francisco
Lula Convida Líderes para Comitiva ao Funeral do Papa Francisco
Em um gesto de respeito e reconhecimento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, fez um convite aos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, e Davi Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, para se juntarem a ele em uma comitiva que irá ao funeral do Papa Francisco, marcado para o próximo sábado, dia 26. Este convite simboliza não apenas a importância do evento, mas também a relevância do Papa na vida política e social do Brasil e do mundo.
Tanto Motta quanto Alcolumbre, até o momento, estão avaliando se aceitarão o convite. É um momento delicado e que envolve não apenas questões políticas, mas também emocionais, já que a figura do Papa Francisco é reverenciada por muitos. Além disso, há a expectativa de que Lula também convide Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, embora isso ainda não tenha sido confirmado até a última atualização deste texto.
O Palácio do Planalto está preparando uma lista completa dos membros da comitiva que acompanharão Lula em sua viagem a Roma, e essa lista deve ser divulgada ainda nesta terça-feira, dia 22. A primeira-dama, Janja da Silva, também fará parte do grupo, mostrando a importância do evento para todo o governo brasileiro.
O Legado do Papa Francisco
Na noite de segunda-feira, Lula utilizou suas redes sociais para expressar suas condolências pela morte do Papa Francisco, afirmando que “Francisco foi um papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono.” Essas palavras refletem a imagem que o Papa construiu ao longo de seu pontificado, sempre ao lado dos mais necessitados.
Do you have a pet at home?
O presidente brasileiro também ressaltou os posicionamentos do Papa em relação à crise climática, um tema que ganhou destaque durante seu papado. Francisco frequentemente fazia alertas sobre a necessidade de cuidar do planeta, enfatizando que a Terra é uma obra-prima da criação divina e que sua destruição terá consequências catastróficas.
Um Líder da Paz
Além disso, Lula destacou que “Francisco foi o papa da paz, do diálogo, da união e do amor a todas as formas de vida.” Ele foi um defensor incansável dos direitos humanos e condenou todas as guerras que afligem a humanidade, especialmente aquelas que têm como vítimas preferenciais a população civil, como mulheres e crianças.