Notícias

‘Devo dizer minhas últimas palavras?’: passageiro enviou mensagem em avião que explodiu na Coreia do Sul

No domingo, 29, a Coreia do Sul foi palco de um dos acidentes aéreos mais mortais de sua história. Um Boeing 737-800 da Jeju Air, com 175 passageiros e seis tripulantes, explodiu ao tentar pousar no Aeroporto Internacional de Muan. A tragédia deixou 179 mortos e apenas dois sobreviventes, ambos tripulantes que estavam na cauda do avião.

O Último Contato

Momentos antes da explosão, um dos passageiros enviou uma mensagem a um familiar. “Devo dizer minhas últimas palavras?”, escreveu ele, segundo informações da agência News1. O passageiro mencionou que a aeronave havia colidido com pássaros, o que pode ter causado o mau funcionamento do trem de pouso.

A colisão com pássaros não é um evento raro na aviação, mas especialistas questionam como isso teria levado a uma tragédia de tamanha magnitude. Geoffrey Thomas, editor da Airline News, pondera: “Ataques de pássaros acontecem com frequência, mas raramente levam à perda total de uma aeronave”.

How many pets have you had?

O Acidente

O voo 7C2216, vindo de Bangkok, Tailândia, tentou pousar por volta das 9h no horário local (21h de sábado em Brasília). A aeronave derrapou na pista, aterrissando de barriga antes de colidir com equipamentos de navegação e, finalmente, com um muro, causando uma explosão que envolveu o avião em chamas.

Vídeos locais mostram a aeronave deslizando sem o trem de pouso visível, o que reforça a hipótese de falha mecânica. Lee Jung-hyun, chefe dos bombeiros de Muan, descreveu a cena: “Apenas a cauda mantém alguma forma; o restante está irreconhecível”.

Resgate e Investigação

Os dois sobreviventes, um homem e uma mulher, foram resgatados da cauda do avião e encaminhados a hospitais com ferimentos graves. Equipes de resgate continuam buscando corpos e possíveis destroços em áreas próximas ao local do impacto.

O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul iniciou investigações, incluindo a análise do impacto dos pássaros e das condições climáticas. Além disso, o órgão de segurança de transporte dos Estados Unidos, responsável pelo design do avião, deve participar das apurações, seguindo normas internacionais de aviação.

Histórico de Tragédias

Este é o pior desastre aéreo na Coreia do Sul em quase três décadas. O último acidente de proporções semelhantes ocorreu em 1997, quando um voo da Korean Air caiu em Guam, matando mais de 200 pessoas.

O que você achou?
Próximo Artigo Planalto não vê recuo dos EUA em classificar PCC e CV como terroristas