Para muitas pessoas ao redor do mundo, sentir uma leve tontura logo ao se levantar ou ao se acordar é uma coisa absolutamente normal, algumas pessoas ainda falam ser por conta de uma possível labirintite ou até mesmo uma sinusite. Mas, nem sempre significa exatamente isso.
Então trouxemos a Dra Rafaella Eliria Abbot Ericksson para falar um pouco mais sobre esse assunto para você. E de acordo com as informações passadas pela doutora, existem outras causas que podem ocasionar a tontura logo ao levantar ou ao acordar, confira.
Como por exemplo, hipotensão ortostática, problemas no labirinto, obstrução das artérias carótidas, ou até mesmo os distúrbios de ansiedade e do sono, como as crises de Pânico e ansiedade e as crises de insônia. A pressão alta também pode ocasionar a tontura.
Por exemplo na questão da pressão alta, o indício de sofrer tontura é muito forte, pois acontece uma irrigação sanguínea muito grande cerebral ou até mesmo do labirinto, e assim a pessoa pode se sentir tonta ou até mesmo a sua visão pode ficar turva ou escura.
E os outros fatores que implicam na tontura nas pessoas seriam, a labirintite, pois esse é o maior sintoma da doença, o entupimento das veias que ficam no pescoço e ainda até mesmo a anemia, que também tem essa condição como sintoma.
E a dica que Dra Rafaella Eliria deixou foi que as pessoas que sofrem com tonturas frequentes, façam o movimento de se levantar mais calmamente todos os dias, e que também mantenham uma alimentação saudável e uma rotina agradável de exercícios físicos. Outro fator importante é evitar o uso de bebidas alcoólicas e cigarros.
Se caso você sentir que essa condição está se tornando mais comum em sua vida e em sua rotina, procure um médico e faça uma avaliação médica para saber o que realmente está acontecendo e como você pode fazer para mudar esse quadro.